Documentário ‘Jango’ abre programação de cinema do I Fórum Social das Resistências

Yuri Lopardo / SUL 21

Como atividade preparatória do I Fórum Social das Resistências, foi exibido o documentário “Jango – Como, quando e porque se depõe um Presidente da República”, nesta segunda-feira (16), no Clube de Cultura. Após a seção, Cristopher Belchior Goulart, neto de João Goulart, e Juremir Machado, autor do livro ‘Jango: A vida e a morte no exílio”, comentaram o filme dirigido por Sílvio Tendler — que participará do debate Cinema e Culturas de Resistência, que compõe a programação do fórum na quinta-feira (19).

O documentário, com narração de José Wilker e trilha sonora de Milton Nascimento, é constituído por depoimentos de Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto, Afonso Arinos, entre outros. O filme conta a história da carreira política do ex-presidente João Goulart, desde São Borja, passando pelo Golpe de 64, até a morte no exílio.

De acordo com Cristopher Goulart, “Jango é um exemplo na luta pela democracia no Brasil” e que “são evidentes os paralelos entre o golpe de 64 e o de hoje”. Cristopher ainda exaltou que “a democracia é muito maior que os personagens que ocupam a Presidência da República” e a importância de preservá-la.

Para Juremir, assistir o filme é motivo de raiva. “Fizeram tudo igual, não aprendemos nada!”, exalta ao comparar 1964 com 2016, e completa “foram feitos pelas mesmas razões e pelos mesmos grupos”.

Confira abaixo a programação de cinema do I Fórum Social das Resistências:

Dia 1 | 17/01

18h30 – Exibição documentário “1914”, de Klaus Farina Claus Farina (Clube de Cultura)

19h30 – Exibição documentário “Privatizações: a distopia do capital” de Silvio Tendler (Clube de Cultura)

Dia 2 | 18/01

18h30 – Exibição documentários “Espírito de porco” de Chico Faganello & Dauro Veras, e “Devastação sem compensação”, de Bernardino Furtado (Clube de Cultura)

Dia 3 | 19/01

18h00 – Exibição documentário “Requiem for the American Dream” de Noam Choamsky (Clube de Cultura)

19h00 – Debate: Cinema e Culturas de Resistências com Silvio Tendler, Tatá Amaral, Eliana Caffe e Joel Zito (CineBancários)

Dia 4 | 20/01

18h – Exibição dos documentários “Brasil um retorno a razão!?”, de Klaus Farina, e “Todo Guantánamo é nosso”, de Hernando Calvo Ospina (Clube de Cultura)

Tags: ,

Adicione um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*