PARLAMENTARES: VILLAVERDE LANÇA LIVRO “É GOLPE SIM!” E PALESTRA NA UNIVERSIDADE DA PARAÍBA

O deputado Adão Villaverde (PT) lançará o livro “É Golpe, sim! Terceiro turno sem urnas, o ataque aos direitos sociais e o entreguismo” em evento cultural na Livraria Nobel, em Campina Grande, na Paraíba, hoje, quinta-feira (21), às 18h.

Lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, em 2016, a publicação, com 232 páginas, traça uma autópsia do golpe contra a democracia, que afastou a legítima presidenta Dilma Rousseff, e que agora se volta contra as conquistas sociais e trabalhistas dos últimos anos.

É, entretanto, o terceiro capítulo do livro, com critica ao entreguismo, que tem obtido maior repercussão em lançamentos fora do estado e do país – como no Rio de Janeiro e em Paris, na França. O convite da Universidade da Paraíba ao parlamentar gaúcho foi feito justamente por ele tratar do modelo tecnologicamente dependente.

Reunindo artigos, crônicas e ensaios do deputado – que é professor universitário e engenheiro – o livro está organizado em três eixos que se entrelaçam.

Além de ressaltar os danos da dependência tecnológica do país (notabilizada com a extinção do Ministério de Ciência e Tecnologia) como uma evidência da lógica de diminuição da soberania e da entrega da exploração de riquezas naturais, como o pré- sal, aos mercados internacionais, o livro faz abordagem do golpe propriamente dito e investe na contextualização do ataque aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários em sua ambientação no estado gaúcho, que é governado também por um gestor do PMDB, com o mesmo código genético neoliberal, privativista e de pregação do estado mínimo dos golpistas que usurpam o poder.

A publicação contém, ainda, a íntegra da defesa da presidenta Dilma no Senado, que Villaverde considera um registro obrigatório para os anais da história recente da política e da sociedade do Brasil

Também nesta quinta-feira, às 9h, Villaverde será palestrante no seminário “Análise de conjuntura: política de ciência e tecnologia e a superação do modelo dependente”, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (Uepb), em Campina Grande.

Adicione um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*