Perguntas e respostas sobre o WhatsApp com localização em tempo real

Chat ganha ferramenta para informar amigos sobre local exato e ao vivo.

Desde a semana passada, os mais de 120 milhões de brasileiros conectados ao WhatsApp têm à disposição mais uma possibilidade de compartilhamento: a localização em tempo real. Por meio dela, uma pessoa pode informar exatamente em que ponto do globo está, graças aos dados coletados pelo GPS do celular. O indicador de localização se movimenta conforme o usuário se locomove pela cidade – seja a pé, de bike, de carro, de ônibus ou outro meio de transporte.

A funcionalidade divide opiniões. Apesar de haver expectativa para esta estreia desde janeiro, ela só entrou no ar agora – com um atraso de 48 horas. O recurso pode ser muito útil, mas também pode ser visto como uma nova forma de invasão de privacidade (ainda que seja opcional). Para sanar as principais dúvidas, conversamos com Zafir Khan, gerente de produto da plataforma de comunicação. Ele respondeu minhas perguntas por videoconferência diretamente de San Francisco, nos Estados Unidos, onde fica a sede do WhatsApp.

Como a localização em tempo real funciona?

O usuário ativa a funcionalidade dentro das conversas, sejam elas em grupo ou individuais. Tanto no Android quanto no iPhone (iOS), são exibidas três opções para a duração do compartilhamento: 15 minutos, 60 minutos ou oito horas. Os amigos recebem uma mensagem com o mapa interativo e, depois do período especificado, perdem o acesso à informação.

O uso é obrigatório?

Não, o compartilhamento de localização em tempo real é opcional. Ele funciona da mesma maneira que o envio de uma foto ou vídeo – manda quem quer. O WhatsApp não ativa a tecnologia por padrão.

Posso encerrar o compartilhamento a qualquer momento?

“Queremos que os usuários estejam no controle. Por isso tem um botão de encerrar o compartilhamento em vermelho”, explica Khan.

O que acontece se o remetente ficar sem internet?

Khan explica que a foto do usuário com o recurso ativo fica envolvida em um anel. A cor verde indica que a informação de GPS está atualizada, com direito a saber a precisão do GPS mensurada em metros. Por outro lado, o anel vermelho significa que aquela localização não é a mais recente. “A visualização em formato de lista mostra o horário da última atualização”, explica.

WhatsApp informa horário da última atualização e precisão do GPS (em metros) (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)WhatsApp informa horário da última atualização e precisão do GPS (em metros) (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

WhatsApp informa horário da última atualização e precisão do GPS (em metros) (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Requer muita bateria?

O consumo de bateria estava entre as preocupações dos envolvidos no projeto. “Nós levamos em consideração a porcentagem e por quanto tempo o usuário está com o smartphone, para conservar a bateria”, diz o porta-voz. Khan prometeu a continuidade do processo de otimizar a ferramenta para gastar menos energia, apesar de não detalhar quais serão as próximas medidas.

Ele explica que o WhatsApp não interrompe o serviço de localização, mesmo que a bateria esteja baixa, na casa dos 10%. Nestes casos, “pode ser” que o telefone passe a informar com menos frequência qual é a localização do usuário.

Como funciona nas conversas em grupo?

Todos os contatos que fazem parte de um grupo passam a ver a localização de alguém que decidiu usar a ferramenta de tempo real – mesmo os contatos que não estejam na agenda daquele usuário, o que é muito comum. Novos participantes do grupo que forem adicionados depois do envio da mensagem com a localização não podem consultar a informação. Usuários que decidirem sair do grupo também perdem o acesso ao mapa.

Posso usar no PC?

No momento não é possível usar a ferramenta no WhatsApp Web, acessível a partir de navegadores, do Windows e do Mac. O usuário precisa necessariamente pegar o smartphone para consultar a posição dos amigos no mapa. “Esperamos desenvolver esse recurso no futuro”, promete o representante do aplicativo de chat.

Usuário que tenta ver localização pelo WhatsApp Web encontra a seguinte orientação: “abra o WhatsApp em seu telefone para visualizá-la” (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)Usuário que tenta ver localização pelo WhatsApp Web encontra a seguinte orientação: “abra o WhatsApp em seu telefone para visualizá-la” (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Usuário que tenta ver localização pelo WhatsApp Web encontra a seguinte orientação: “abra o WhatsApp em seu telefone para visualizá-la” (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O WhatsApp mantém um histórico de locais visitados?

Zafir Khan afirma que o mensageiro não guarda o trajeto das pessoas em um histórico, tal qual faz o Google com usuários de Android. “Não restam vestígios depois que o compartilhamento expira”, explica. Ele também assegurou que as informações de GPS registradas no WhatsApp não são compartilhadas – de maneira nenhuma – com o Facebook, rede social proprietária do sistema de chat.

A transmissão de dados é segura?

Khan explicou que nesta ferramenta é empregado o mesmo protocolo de segurança com criptografia ponta a ponta utilizado em mensagens de texto, fotos, vídeos, GIFs e demais conteúdos compartilhados via mensageiro. “Nem mesmo os funcionários do WhatsApp têm acesso ao que está escrito nas mensagens”, afirma.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.

Adicione um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*