Foto: Tiago Morbach
Foto: Tiago Morbach

SIMPA: Foi aprovada a extinção de 16 secretarias

Nessa quarta-feira (12/7), foi votada, na Câmara de Vereadores, a reforma administrativa proposta por Marchezan Júnior. Os trabalhadores lotaram as galerias contra a medida, mesmo assim, o Projeto de Lei Complementar Executivo 005/2017 foi aprovado com 27 votos favoráveis e seis contrários. Foram extintos o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), o Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades) e as secretariais Smacis, SMDH, SME, SMTE, SMJ, SMIC, SMTur, SMURB, SMAM, SEDA, SMOV, SMT, SMA, MPEO, SMGes e SMGL.

A extinção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) foi o ponto mais polêmico do projeto. O movimento #SomosTodosSME, criado pela população para defender a secretaria, ganhou sentido por ser uma demanda da população atendida pela SME e de um conjunto de instituições que representam e constituem as áreas de Esporte, Recreação e Lazer. Eles lutaram por vários meios, com debates, aula pública, ocupação, atos e comparecerem na Câmara até o fim da votação. Uma emenda definiu que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social se tornará a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, para resolver os assuntos da pasta.

O QUE MUDA?

– Criação de sub-prefeituras subordinas ao gabinete do prefeito

– Criação da Contadoria-Geral do Município (CGM), vinculada a Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC)

– Altera o nome dos Centros Administrativos Regionais (CARs) para Centro de Relações Institucionais Participativos (CRIPs)

– Passa a responsabilidade do controle e uso do solo, impacto de obras e empreendimentos e atualização do Plano Diretor à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

– A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (SMAMS) promoverá o planejamento urbano e a elaboração e atualização do Plano Diretor

– A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMURB) coordenará a prestação de serviços como limpeza, coleta de resíduos, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e iluminação pública e praças (junto da SMIN)

– A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) promoverá a gestão do patrimônio imobiliário da cidade

– A Secretaria de Transparência e Controladoria incrementará o Sistema de Controle interno dos poderes Executivo e Legislativo Municipal

– A Secretaria Municipal de Relações Institucionais vai gerir os processos de op

eração do Orçamento Participativo por meio dos canais dos CRIPs

Adicione um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*